METACOGNIÇÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 9º ANO NA LEITURA DE MANCHETES E LEADS

Autores

  • Gerson Sousa Félix TEIXEIRA Secretaria Municipal de Educação de Luis Correia - PI Secretaria Estadual de Educação do Piauí
  • Bárbara Olímpia Ramos de MELO Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Notícias. Estratégias de leitura. Conhecimentos Prévios.

Resumo

Os gêneros da esfera jornalística ganharam, sobretudo, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, um papel importante no ensino. As notícias tiveram uma atenção especial e passaram a ser recomendadas em toda a Educação Básica. Nesse contexto, insere-se este estudo, cujo objetivo principal foi descrever os conhecimentos prévios suscitados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao utilizarem estratégias de leitura em manchetes e leads. A hipótese principal é que acionando conhecimentos arquivados, os leitores possam compreender o conteúdo das notícias e se posicionarem criticamente quanto sua natureza, se verídicas ou falsas. Para fundamentar a discussão, o referencial teórico contempla os conceitos de leitura e estratégias de leitura, de composição do gênero notícia e de seu uso em sala de aula. Para tanto, recorreu-se aos postulados teóricos propostos por Alves Filho (2011), Dell’Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Marcuschi (2006), Solé (1998), Van Dijk (1988), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada. O corpus de análise foi constituído por 32 questionários resultantes da aplicação de uma atividade de leitura com duas notícias. Constatou-se que os alunos tiveram compreensões diferentes do constituído nos textos, tendo problemas relacionados, principalmente, ao conhecimento linguístico e textual.

Biografia do Autor

Gerson Sousa Félix TEIXEIRA, Secretaria Municipal de Educação de Luis Correia - PI Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Mestre em Letras (UESPI). Especialista em Linguística Aplicada (FAERPI); Gestão de Educação em Rede (UFPI); Literatura e Outras Linguagens (FACET). Licenciado em Letras-Português (UESPI) e em Pedagogia (UESPI). Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Luís Correia (PI) e da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc/PI).

Bárbara Olímpia Ramos de MELO, Universidade Estadual do Piauí

Doutora e Mestre em Linguística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Graduada em Letras/Português (UFPI).Realizou estágio pós-doutoral, sob a supervisão de Benedito Gomes Bezerra, na UNICAP (2019-2020). Docente da Graduação e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É líder do grupo de pesquisa Estudos sobre os Gêneros Textuais, cadastrado do diretório de grupos do CNPq. 

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Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos