METACOGNIÇÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E FAKE NEWS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR ALUNOS DO 9º ANO NA LEITURA DE MANCHETES E LEADS
Palabras clave:
Notícias. Estratégias de leitura. Conhecimentos Prévios.Resumen
Os gêneros da esfera jornalística ganharam, sobretudo, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, um papel importante no ensino. As notícias tiveram uma atenção especial e passaram a ser recomendadas em toda a Educação Básica. Nesse contexto, insere-se este estudo, cujo objetivo principal foi descrever os conhecimentos prévios suscitados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao utilizarem estratégias de leitura em manchetes e leads. A hipótese principal é que acionando conhecimentos arquivados, os leitores possam compreender o conteúdo das notícias e se posicionarem criticamente quanto sua natureza, se verídicas ou falsas. Para fundamentar a discussão, o referencial teórico contempla os conceitos de leitura e estratégias de leitura, de composição do gênero notícia e de seu uso em sala de aula. Para tanto, recorreu-se aos postulados teóricos propostos por Alves Filho (2011), Dell’Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Marcuschi (2006), Solé (1998), Van Dijk (1988), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada. O corpus de análise foi constituído por 32 questionários resultantes da aplicação de uma atividade de leitura com duas notícias. Constatou-se que os alunos tiveram compreensões diferentes do constituído nos textos, tendo problemas relacionados, principalmente, ao conhecimento linguístico e textual.Descargas
Publicado
2021-01-26
Número
Sección
Artigos