ACESSIBILIDADE AOS GÊNEROS DO DISCURSO VISUOVERBAIS NA ESCOLA: O PROCESSO DIALÓGICO DA AUDIODESCRIÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • José Batista de BARROS Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberta Varginha Ramos CAIADO Universidade Católica de Pernambuco
  • Wanilda Maria Alves CAVALCANTI Universidade Católica de Pernambuco Faculdade Frassineti do Recife

Palavras-chave:

Audiodescrição. Gêneros do discurso. Livro didático.

Resumo

Este trabalho tem por propósito analisar a orientação teórico-metodológica de abordagem pedagógica do gênero do discurso visuoverbal no livro didático de língua portuguesa, especificamente, no manual do professor, questionando esse material escolar sob a ótica da audiodescrição especializada, na perspectiva da educação especial e inclusiva. Em sua metodologia, de base qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida a partir do livro didático de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental destinado ao professor, parte integrante da coleção composta por quatro volumes em circulação nacional, aprovada e distribuída em todo território nacional pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2017). O quadro teórico adotado nesse estudo ressalta o caráter enunciativo das interações de linguagem, conforme Volochínov (2017) e Bakhtin (2003). Articula-se a essa reflexão, o estudo da audiodescrição como recurso de acessibilidade comunicacional (MOTTA, 2016). Os resultados apontam que embora haja sugestão do trabalho com a diversidade de gêneros, quando se trata dos visuoverbais, o livro didático destaca a importância da imagem para construção do sentido do texto, mas não mostra nas suas abordagens teórico-metodológicas qualquer indicativo de que é preciso que o docente explore o conteúdo imagético na perspectiva da acessibilidade, tendo em vista a possibilidade de se dirigir a um estudante com deficiência visual. Sobre esse aspecto, defendemos que os livros didáticos adotem como recurso de tecnologia assistiva a inserção de notas para audiodescrição nas obras, prestando-se os devidos esclarecimentos aos docentes sobre a importância e a necessidade de seu uso.

Biografia do Autor

José Batista de BARROS, Universidade Federal de Pernambuco

José Batista de Barros é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-CE (2006). Graduado em Letras/Português (2019) pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER. Mestre (2012) e Doutorando (2017) em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. É Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva, Gestão Educacional, pela Universidade Estadual do Ceará, e em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing-FEPAM. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, com lotação no Colégio de Aplicação onde atua como Professor. 

Roberta Varginha Ramos CAIADO, Universidade Católica de Pernambuco

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UCPEL em 2016, supervisionado Prof. Dr. Vilson José Leffa, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira / campus Goiânia; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco. Membro - colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - da UFPE. Pesquisadora do NEHTE - UFPE. Tem experiência como docente há mais de 30 anos, no Ensino Fundamental e Ensino Superior, na área de Linguística e de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa. Ocupou cargos de Direção: Acadêmica, de Pós-graduação e Pesquisa e de Extensão, em Universidade particular, no período de 2007 a 2012. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica de Pernambuco, de janeiro de 2014 a janeiro de 2018. Coordena o MINTER Interinstitucional UNICATÓLICA (Quixadá) /UNICAP. Editora chefe da Hipertextus Revista Digital, periódico científico do NEHTE - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Digitais - no período de 2017 a 2019 - da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Linguística Textual, Linguística da Internet, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Ensino, Gêneros da Linguagem. Credenciada como Membro do GT Linguagem e Tecnologias da ANPOLL. Desenvolveu atividades pedagógicas para o desenvolvimento de um aplicativo educacional - Redigir Enem - que enfoca a aprendizagem de produção de textos argumentativos em dispositivos móveis de comunicação (smartphones e tablets), com fomento do CNPq, Atualmente, coordena a Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Pernambuco.

Wanilda Maria Alves CAVALCANTI, Universidade Católica de Pernambuco Faculdade Frassineti do Recife

Graduação em Letras Neolatinas pela Faculdade Frassineti do Recife ( FAFIRE) (1979) ; Formação e Licenciatura Em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1983), graduação em Pedagogia - Hab. Supervisão Escolar pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981).Especialista em Fonoaudiologia ( Unicap), Especialista em Educação Especial ( UFPE). Doutorado em Salud y Familia - Universidad de Deusto/Espanha (2003). Pós Doutorado (2016/2017) Universidade Federal da Paraíba. Professor assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, surdez, surdocegueira, cegueira, Libras, aquisição da linguagem e comunicação.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos