A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DA LEI Nº13.415

Autores

  • Karina Corrêa LELLES Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Análise do discurso crítica. Reforma do ensino médio. Políticas públicas

Resumo

A reforma do ensino médio foi aprovada em fevereiro de 2017 com a proposta de solucionar problemas da educação brasileira. Entretanto, especialistas, professores e estudantes afirmam que a lei nº 13.415 não apresenta soluções coerentes com as reais necessidades do ensino, principalmente quando se trata da realidade das escolas públicas. Empresas privadas têm demonstrado interesse em investir na educação no país e, consequentemente, têm conseguido aprovar pautas no contexto das políticas educacionais em parceria com o governo, demonstrando que há uma luta hegemônica no campo da educação. Assim, o objetivo deste artigo é compreender quais interesses são representados discursivamente no texto da lei, e quais grupos as mudanças propostas na lei privilegiam através da análise da lei nº 13.415 pelo método sincrônico-diacrônico de análise linguística de textos, proposto por Pardo. A problemática apresentada em torno da reforma do ensino médio é de natureza discursiva, já que envolve o embate entre perspectivas distintas (discursos) a respeito da questão. Esta pesquisa tem como proposta teórica-metodológica a análise do discurso crítica, a teoria da mercantilização de Fairclough.

Biografia do Autor

Karina Corrêa LELLES, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007), doutorado sanduíche em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires (2014) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: compreensão linguística, signos e representação. Tem experiência como professora de graduação e pós-graduação e se interessa em desenvolver pesquisas que relacionem linguagem, cultura e sociedade. Concluiu o pós-doutorado na UNB em 2019 no Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade (Nelis), desenvolvendo estudos na área de Análise do Discurso Crítica.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos