MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUAS DURANTE A PANDEMIA.

Autores

  • Renato Caixeta da SILVA CEFET-MG

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino de Línguas, Materiais Didáticos, Recursos Tecnológicos.

Resumo

Este artigo enfatiza dados sobre uso de materiais didáticos e recursos tecnológicos obtidos numa investigação com professores brasileiros de língua materna e estrangeira na implantação do ensino remoto online devido a pandemia em 2020. Argumenta-se sobre a necessidade de se conhecer e refletir a respeito dos materiais didáticos e recursos tecnológicos no momento e de se pensar práticas da cultura escolar. Parte-se de conhecimentos sobre tecnologia digital e ensino, materiais didáticos e ensino de línguas, bem como da proposta de Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e de pressupostos da área para o século XXI (ALLWRIGHT, 2006). As respostas de docentes a um questionário são analisadas e permitem reflexões. Os dados revelam o papel importante exercido pelos materiais didáticos impressos, a utilização de recursos digitais de interação síncrona, e avaliações dos docentes demonstrando insegurança, julgamentos de sua capacidade e limites, e apreciações da complexidade da situação de ensino e das reações advindas. As reflexões mostram a necessidade de uma formação docente que contemple questões sobre produção e adaptação de materiais didáticos e desprendimento da cultura escolar tradicional.

Biografia do Autor

Renato Caixeta da SILVA, CEFET-MG

Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Membro do Corpo docente do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens, Doutor em Letras pela PUC-Rio, Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, graduado em Letras (português e inglês) pela UFMG.

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Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

Artigos