COM A PALAVRA, PROGRAMAS E COORDENADORES: PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS DISCIPLINAS DE LETRAS

Autores

Palavras-chave:

Atividade Prática como Componente Curricular, Letras, Programas das disciplinas, Formação de professores.

Resumo

A Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) tem se apresentado como inflamado tópico de discussão e como desafio para sua implantação junto aos currículos dos cursos de formação de professores. O projeto de pesquisa “PRALE – Dimensões da prática como componente curricular das licenciaturas paranaenses em Letras” vem refletindo sobre essas discussões e desafios não só pela análise de diferentes documentos constitutivos das propostas curriculares dos cursos investigados, como pelas falas de seus coordenadores. Na fase final da pesquisa, adentramos e trazemos para esse artigo os vieses detectados no universo dos programas das disciplinas, em diálogo não só com as APCCs neles inscritas, mas também, e principalmente, com os coordenadores de vários desses cursos, entrevistados por nós. Os fundamentos da pesquisa buscam articular a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), Estudos do Currículo em Letras (OLIVEIRA, 2006; MARINHO, 2007) e Formação de Professores (DINIZ-PEREIRA, 2011), dentre outros. 

Biografia do Autor

Núbio Delanne Ferraz MAFRA, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação pela UNICAMP (2007), com Estágio Pós-Doutoral em Estudos Linguísticos na UFMG (2013). É professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Especialização em Língua Portuguesa e na Licenciatura em Letras/Português. Tem experiência acadêmica na área de Linguística Aplicada, abordando principalmente os seguintes temas: multiletramentos, ensino de língua portuguesa e formação de professores.

Vladimir MOREIRA, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP (2002). É professor associado do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, com atuação na Especialização em Língua Portuguesa e na Licenciatura em Letras/Português. Foi coordenador institucional do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE-PR) e atualmente é coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Marcelo Cristiano ACRI, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem pela UEL (2013). É doutorando em Estudos da Linguagem na UEL e professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Cívico-Militar Prof. Francisco Villanueva, na cidade de Rolândia (PR). Tem experiência acadêmica na área de Linguística Aplicada, abordando principalmente os seguintes temas: ensino de produção de texto em Língua Portuguesa, letramento digital, multiletramentos e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos