COM A PALAVRA, PROGRAMAS E COORDENADORES: PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS DISCIPLINAS DE LETRAS
Palabras clave:
Atividade Prática como Componente Curricular, Letras, Programas das disciplinas, Formação de professores.Resumen
A Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) tem se apresentado como inflamado tópico de discussão e como desafio para sua implantação junto aos currículos dos cursos de formação de professores. O projeto de pesquisa “PRALE – Dimensões da prática como componente curricular das licenciaturas paranaenses em Letras” vem refletindo sobre essas discussões e desafios não só pela análise de diferentes documentos constitutivos das propostas curriculares dos cursos investigados, como pelas falas de seus coordenadores. Na fase final da pesquisa, adentramos e trazemos para esse artigo os vieses detectados no universo dos programas das disciplinas, em diálogo não só com as APCCs neles inscritas, mas também, e principalmente, com os coordenadores de vários desses cursos, entrevistados por nós. Os fundamentos da pesquisa buscam articular a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), Estudos do Currículo em Letras (OLIVEIRA, 2006; MARINHO, 2007) e Formação de Professores (DINIZ-PEREIRA, 2011), dentre outros.Descargas
Publicado
2022-07-31
Número
Sección
Artigos