PANDEMIA DE COVID-19 E O TRABALHO DOS TRADUTORES/INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS-PORTUGUÊS:

A utilização de instrumentos na interpretação remota

Autores

  • William Velozo Francioni Instituto Federal de São Paulo

Resumo

O presente artigo discute a forma pela qual Tradutores/Intérpretes Educacionais de Libras-Português passaram a conduzir seu trabalho diante da pandemia de Covid-19, em face à suspensão das atividades presenciais no Brasil e consequente substituição das atividades de ensino e aprendizagem, em todos os níveis, por atividades online. Para tal, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou como procedimento metodológico a Análise de Conteúdo. Assim, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica dos trabalhos publicados em portais de divulgação científica, tendo em vista as mudanças ocasionadas pelo novo cenário e a utilização e transformação de recursos tecnológicos em instrumentos de uso e mediação, conforme a teoria de Rabardel (1995). É importante destacar ainda o dialogismo (BAKHTIN, 2010) na construção do trabalho do tradutor/intérprete, uma vez que este necessita utilizar recursos construídos ao longo de sua vida e experiências profissionais, acionando um aporte relacionado à cultura e identidade surda. Na coleta de dados foram localizados 17 artigos, publicados entre 2020 e 2021. Os mesmos apontaram as adaptações construídas para dar conta da atividade profissional do intérprete no período pandêmico. Importante ressaltar que essas adaptações foram geridas pelos próprios profissionais, sem a mediação do poder público ou uma articulação pela formação continuada que poderia permitir uma instrumentalização destes na organização de seu trabalho durante a pandemia. Os profissionais lançaram mão de investimentos próprios para a aquisição de equipamentos, que se transformaram em instrumentos, aplicados a essa modalidade de ensino, o que, de acordo com eles, afeta a mensagem destinada aos estudantes surdos, por eles interpretada.

Biografia do Autor

William Velozo Francioni, Instituto Federal de São Paulo

Tradutor e Intérprete Educacional de Libras-Português (TILSP) e Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de São Paulo – Campus Ilha Solteira. Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e especializações em Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Libras pela Faculdade Futura (FUTURA). Além disso, possui formação acadêmica com Bacharelado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos