O TWITTER COMO INSTRUMENTO POLÍTICO:

Análise de tweets postados pelo ex-presidente Lula a partir de uma perspectiva Semiolinguística

Autores

  • Denise Souza Assis Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Resumo

A midiatização do discurso político é um importante processo que acaba remodelando e transformando o fazer e o dizer político e é de extrema importância na sociedade atual, já que, com o advento e a popularização das redes sociais, é praticamente impossível que os atores políticos estejam fora dessas mídias. Nesse sentido, este estudo objetiva, por meio de uma abordagem qualitativa e descritiva, analisar postagens no Twitter, publicadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de outubro de 2021. Para tal, utilizamos os pressupostos teóricos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau com o intuito de refletir sobre as questões de contrato, visadas e estratégias discursivas que permeiam o dito corpus de análise. Além disso, abordaremos também discussões relacionadas à midiatização do discurso político, principalmente no que diz respeito ao Twitter e ao tweet, ambos como novos meios de estruturação e de veiculação de uma nova eloquência política.

Palavras- chave: Mídia. Discurso político. Twitter. Tweets.

 

Biografia do Autor

Denise Souza Assis, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Graduada e Mestra em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET/MG sob orientação do Prof. Doutor. Cláudio Humberto Lessa. Interessa-se pela Análise do Discurso Francesa, baseando-se, principalmente, nos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Atualmente, dedica-se ao estudo do Discurso Político de mulheres nas redes sociais. Já atuou como professora de Língua Portuguesa; Redação e Produção e Interpretação de textos ( em cursos de nível superior e, também, nos ensino fundamental, médio e EJA).

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos