AS CONCEPÇÕES DE LINGUA(GEM) DE PROFESSORES NO ENSINO DO PORTUGUÊS NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA DA GUINÉ (BISSAU)

Autores

  • Bernardo Alexandre Intipe Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Resumo: No que concerne à educação pela linguagem, deve-se, fundamentalmente, levar em consideração a concepção de linguagem inerente à prática educativa/ensino do português. Sendo assim, este artigo esboça as concepções de linguagem dos professores de língua portuguesa da Universidade Lusófona da Guiné (Bissau), compreendendo não somente o conceito que os docentes atribuíram à lingua(gem), mas também como ela deve ser ensinada. Para tanto, a base teórica deste trabalho está engendrada nos estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin/Volochínov (2006), João Wanderley Geraldi (1984), Fuza, Ohuschi, Menegassi (2011) e De Barcellos (2013). Esse estudo foi desenvolvido não só pelas revisões bibliográficas, mas também apoiado em trabalho de campo, sustentado pela metodologia qualitativa-interpretativista e ancorado pela aplicação do questionário semiaberto. Os resultados apontam que os professores colaboradores da Universidade Lusófona da Guiné se identificam com a concepção interacional da linguagem e da linguagem como instrumento da comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Guiné-Bissau. Concepções de linguagem. Língua portuguesa.

Biografia do Autor

Bernardo Alexandre Intipe, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras e Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos