A APRENDIZAGEM DE ELE: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE TURISMO DA UFPI

Autores

  • Glauber LIMA MOREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ / UNIVERSITAT POMPEU FABRA
  • Deoclides Barros CASTELO BRANCO UFPI
  • Kátia Cilene DAVID DA SILVA UFC

Palavras-chave:

Língua Estrangeira. Ensino/aprendizagem de Espanhol. Crenças de estudantes. Turismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre as crenças no tocante à relevância do aprendizado da língua espanhola e, também, acerca da importância da referida língua para o turismo em Parnaíba/PI (Brasil) para os graduandos do curso de Bacharelado em Turismo (UFPI). Acredita-se que as línguas estrangeiras (LEs) podem ser um diferencial competitivo profissional, pois o conhecimento e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE), no turismo, são de grande importância. Para alcançar os objetivos deste estudo foi aplicado um questionário com os sujeitos. A pesquisa realizada foi de caráter exploratório, descritiva e de campo, com abordagem qualitativa. Após a análise dos resultados, detectou-se que, para os informantes, o ensino/aprendizagem de uma LE, mais especificamente, o ensino de ELE, é relevante para o profissional que atua na área turística, pois eles acreditam que o espanhol é essencial para o turismólogo. 

Biografia do Autor

Glauber LIMA MOREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ / UNIVERSITAT POMPEU FABRA

Graduado em Letras Português/Espanhol e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2009). Doutorando em Traducción y Ciencias del Lenguaje pela Universitat Pompeu Fabra (UPF), com bola CAPES. Atua como Professor de Espanhol do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Lexicologia e Lexicografia. Possui o Diploma de Proficiência em Língua Espanhola - D.E.L.E. Pesquisa e divulga o uso do dicionário como ferramenta de ensino/aprendizagem na sala de aula de espanhol como língua estrangeira. Também faz parte do ALiB - Atlas Linguístico do Brasil - como bolsista voluntário na equipe do Ceará sob orientação e coordenação dos professores Prof. Dr. Antonio Luciano Pontes e Profª Drª Socorro Aragão. É membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFPI; Lexicologia, Terminologia e Ensino - LETENS/UECE, Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Línguas Adicionais - GEALA/UFC e do Grupo IINFOLEX/IULA, da Universitat Pompeu Fabra (UPF), Espanha.

Deoclides Barros CASTELO BRANCO, UFPI

Deoclides Barros Castelo Branco é graduado em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Kátia Cilene DAVID DA SILVA, UFC

Licenciada em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas e Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Endereço: Rua Padre Pedro de Alencar, 1881, casa 41, Bairro Messejana, Fortaleza, Ceará, Brasil. CEP 60840282. Telefone: 55.85.986262247.

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Publicado

2017-04-19

Edição

Seção

Artigos