A ARQUITETURA DOS SITES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORES NO BRASIL: ANÁLISE LINGUÍSTICA E TEXTUAL DAS PÁGINAS INICIAIS DOS SITES DAS INSTITUIÇÕES QUE OFERECEM CURSOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Autores

  • Vânia de MORAES UNITAU
  • João de OLIVEIRA UNITAU

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais, Educação a Distância, Linguística Aplicada, Teoria Geral dos Sistemas.

Resumo

Este artigo visa apresentar, a partir da Teoria Geral dos Sistemas – que propõe que os fenômenos não sejam analisados isoladamente, mas mediante às inúmeras interações destes com outros – como se dá a tensão entre a forma com a qual apresentam-se os cursos de graduação dentro dos portais de quinze Instituições de Ensino Superior tanto na modalidade de ensino presencial quanto a distância. Analisam-se aspectos linguísticos e textuais das primeiras páginas dos sites dessas instituições, observando a presença dos principais conceitos propostos por Bertalanffy (1977) e Vieira (2000; 2008). Seguindo tais apontamentos teóricos, pretende-se mostrar neste trabalho o desmerecimento da modalidade a distância no ambiente virtual, o que reflete diretamente nos aspectos reais dessa modalidade para seus participantes: alunos e professores/tutores. Desmerecimento esse representado visualmente de maneira inferior em detrimento dos demais links dos respectivos portais das Instituições de Ensino Superior.

Biografia do Autor

Vânia de MORAES, UNITAU

Possui graduação em Educação Artística especialização em Artes Plásticas pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (1991), Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté , Pós-Graduação em  Marketing e Comercio Exterior pela Universidade de Taubaté; Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Atualmente faz  Pós-Graduação em  Design Instrucional pelo Senac, é Professora Efetiva  da Universidade de Taubaté, leciona nos Cursos de  Pós-Graduação e de Graduação, nas áreas de Comunicação, Estética e Arte e;  Coordena o Curso de Artes Visuais na modalidade a distância.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Edição

Seção

Artigos