AGÊNCIA DOCENTE E SUAS BASES: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A OBSERVAÇÃO DA LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS

Autores

Palavras-chave:

Agência, Autonomia, Autoria, Material didático, Educação linguística.

Resumo

Nosso objetivo, neste artigo, é, fundamentalmente, apresentar e desenvolver o enfoque teórico-crítico segundo o qual a elaboração de material didático é um pilar fundamental da agência docente. Para tanto, na primeira seção do desenvolvimento, discutimos as noções de agência, autoria e autonomia, explorando as redes de relações semânticas e sociológicas entre esses conceitos e as noções de prática social e poder. Para encaminhar essa discussão, fez-se necessário mobilizar um diálogo entre as noções de autonomia de Paulo Freire (2011) e de professor-autor/professor-autor-formador de Schlatter e Garcez (2017). Na segunda seção do desenvolvimento, apresentamos a síntese de uma unidade didática de língua portuguesa, nomeada “Do conto ao texto teatral”, com a finalidade de discutirmos as suas escolhas teórico-metodológicas no quadro maior da discussão sobre agência docente. Na conclusão do artigo, como contribuição à discussão proposta, apresentamos três lições gerais tiradas a respeito do referido enfoque, enfatizando possíveis relações entre elaboração de material didático, agência docente e Base Nacional Comum Curricular brasileira.

Biografia do Autor

Adriano de SOUZA, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Atua como Professor de Português da Universidade Federal do Pampa, câmpus Bagé. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa temas relacionados à pedagogia da escrita, letramento e ensino de português.

Viviane de Vargas GERIBONE, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua como professora da Rede Municipal de Educação Básica de Bagé-RS. Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na linha Formação de Professores/as e Práticas Educativas.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Edição

Seção

Artigos