O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA BUSCAR MELHORIAS NA GESTÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS AO USUÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO

Autores

  • Carlos Alberto do Nascimento
  • Josiane Palma Lima

Resumo

Este artigo busca conceituar e propor questionamentos para demonstrar o papel dos sistemas de informação ao usuário de transporte coletivo urbano como uma ferramenta capaz de agregar funcionalidades e contribuir para evidenciar o quanto as informações dispostas por este tipo de sistema pode tornar relevante à escolha do usuário na escolha do seu meio de transporte que mais lhe convêm. O artigo encontra-se dividido em cinco tópicos principais, o primeiro aborda uma rápida introdução sobre os problemas do transporte público e as questões envolvendo o afastamento dos usuários do uso do transporte coletivo para o uso de meios particulares para o seu deslocamento, no segundo tópico uma abordagem das principais tecnologias que vem sendo adotadas para buscar a melhoria nos serviços do transporte público, no terceiro tópico descreve o papel dos sistemas de informação produzidos e desenvolvidos a partir das tecnologias disponíveis no mercado para impulsionar o retorno dos usuários a utilização do transporte público coletivo, no tópico número quatro, trata do poder que a informação disponibilizada pelos sistemas informatizados aos usuários pode representar um caminho facilitador em estabelecer a reaproximação dos antigos usuários do transporte público assim como atrair novos usuários e por fim o tópico cinco discute e propõe que a união entre usuários e tecnologia pode representar um papel transformador, pois o cidadão quando bem informado reconhece seus direitos assim como também os seus deveres.

Downloads

Edição

Seção

Artigos