INTERFACE GRÁFICA APLICADA NO AUTOTESTE DE ROBÔ MANIPULADOR PNEUMÁTICO COM TRÊS EIXOS

Autores

  • Francisco Carlos Parquet Bizarria UNITAU/DEE
  • José Walter Parquet Bizarria UNITAU
  • Fernando Salles Claro UNITAU
  • Flávio Casimiro Nascimento UNITAU

Palavras-chave:

Interface Gráfica, Autoteste, Robô Manipulador, Automação

Resumo

Atualmente as indústrias investem na automatização de suas linhas para atenderem as variações das demandas produtivas que são impostas pelos mercados consumidores e, também, manterem padrões adequados de qualidade, perdas na produção, tempos de fabricação, custos e flexibilidade. Visando atender esse conjunto de requisitos são instaladas células de produção, equipadas com robôs manipuladores, em pontos específicos dessas linhas de fabricação. Decorrente da importância que o sistema robótico exerce na operação dessas células é vantajoso que o mesmo seja submetido a uma seqüência de testes para estimar a integridade operacional, antes da sua plena utilização na produção. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de interface gráfica para ser integrada na arquitetura física que controla a operação de um robô manipulador, pneumático, cartesiano e com três eixos, a fim de servir como meio para o usuário do sistema realizar o autoteste de avaliação operacional preliminar de sensores e atuadores que estão presentes nesse robô. A eficácia dos componentes da interface gráfica é validada por meio de testes que são realizados em protótipo, sendo que os resultados positivos observados nesses testes indicam que a proposta apresentada neste trabalho é adequada para a finalidade a qual se destina.

Referências

BONACORSO, N. G. & NOLL, V. Automação Eletropneumática. 11ª Edição. São Paulo: Érica, Brasil, 2008.

CURIOSO, A., BRADFORD, R. & GALBRAITH, P. EXPERT - PHP and MySQL®. Published by Wiley Publishing, Inc. Manufactured in the United States of America, 2010.

DELTA. DELTA ELETRONICS, INC. DVP-PLC Application Manual – Programming – Revision III. Disponível em: <http://www.delta.com.tw/product/em/control/plc/control_plc_main.asp>. Acesso: 12/02/2013.

ELIPSE SCADA. HMI/SCADA SOFTWARE - Manual do Usuário. Versão 2.29. 2010.

GROOVER, M. P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Brasil, 2011.

MIYAGI, P. E. Controle Programável, Fundamentos do Controle de Sistemas a Eventos Discretos. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, Brasil, 1996.

ROSÁRIO, J. M. Princípios de Mecatrônica. 1ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, Brasil, 2005.

SILVEIRA, P. R. Automação e Controle Discreto. 9ª Edição. 4ª Reimpressão. São Paulo: Érica, Brasil, 2010.

THOMAZINI, D. & ALBUQUERQUE P. U. B. Sensores Industriais – Fundamentos e Aplicações. 6ª Edição. São Paulo: Érica, Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos