USO DE SOFTWARES COMO TÉCNICA PARA TREINAMENTOS OU DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS OFFLINE

Autores

Palavras-chave:

Automação Industrial, Simulação, Offline

Resumo

Com a evolução da computação, avanço da tecnologia e a necessidade de comissionar um processo real, foram criados softwares de simulação que pudessem, através de modelos computacionais representar o comportamento que correspondesse a uma situação real. Na área da automação industrial é comum que os principais fabricantes de equipamentos e dispositivos desenvolvam seus próprios simuladores para realização de testes e comissionamento por parte de seus clientes. Tais simulações permitem que quem esteja desenvolvendo uma aplicação tenha uma visão de como o sistema se comportará ao ser aplicado e com isso fazer alterações antes de ser colocado em uma aplicação real. Dessa forma é notório que a simulação é uma grande ferramenta de auxílio ao planejamento, colaborando com a identificação de erros na programação, facilitando a alteração do projeto e corrigindo os erros a fim de se tonar um projeto mais confiável na hora de ser aplicado no campo. Objetivos: Este artigo teve por objetivo criar uma aplicação exemplificada de um processo robotizado industrial, onde através de ferramentas de simulação, foi possível desenvolver e o validar. O uso de simuladores também se mostra uma ótima ferramenta para quem deseja aperfeiçoar ou adquirir experiência em um determinado equipamento. Metodologia: contou-se com um ambiente virtual que simula o comportamento de um robô de 6 eixos que interage com software de programação de CLP e com um software de sistema supervisório. Resultados e conclusões: verificou-se que é possível través de software simular equipamentos e com conseguir criar e validar projetos, tanto para quem deseja se desenvolver em programação quando para quem pretende realizar um projeto de uma empresa real.

 

Biografia do Autor

Orlando Rosa Junior, Faculdade SENAI Félix Guisard

Possui Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica pela UNIFESP e graduação em Eng. Eletrica pela Universidade de Taubaté (2008). Atualmente é Instrutor de Formação Profissional III no - SENAI - Departamento Regional de São Paulo. Foi Professor de Ensino Superior I-A pela Faculdade de Tecnologia de Taubaté. Foi docente da Escola Técnica Professor Everardo Passos - ETEP Faculdades, no Curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Leciona no Curso Técnico de Mecatrônica, Aprendizagem Industrial - Ocupação Eletricista de Manutenção. Foi docente no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Atua em Cursos de Aprendizagem, Técnico, Graduação e Pós-Graduação do SENAI-SP.

José Antônio Peixoto Cunha, Faculdade SENAI Félix Guisard

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté (1988), mestrado (2004) e doutorado (2010)em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Especialização em Gerenciamento de Manutenção (1995) pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Especialização em Renovação de equipamentos industriais (2000) no Japão (JICA). Atualmente perito da Receita Federal do Brasil em São José dos Campos - SP, Coordenador da Faculdade de Tecnologia SENAI de Tecnologia Félix Guisard e da Faculdade SENAI de Cruzeiro. Possui experiência em Processos de produção, Manutenção industrial, na elaboração de laudos de perícia técnica junto à Receita Federal do Brasil, atuou como professor do curso Superior de tecnologia em Fabricação Mecânica e Mecatrônico e na elaboração de artigos científicos na área de Automação, Engenharia Aeroespacial e Mecânica com ênfase em materiais Aeronáuticos Avançados. 

Referências

ANTUNES, João Pedro Moreira Dias. Programação de robôs industriais em operações de maquinagem. 2015.

CARNEIRO, Amanda Cristina et al. Uso de Ambiente Virtual para Ensino de Programação de Controladores Lógicos. Revista da META, 2018.

DA ROCHA SEABRA, Pedro Filipe. Conceção de um robô virtual programável para ensino e treino de soluções integradas de automação. 2020.

FREITAS, Eduardo Ferreira de; FONSECA, Marcos de Oliveira; MARQUES, Rodrigo Madeira. Utilização de técnicas de simulação para desenvolvimento, testes e validação de projetos de Automação. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 4, n. 1, p. 18-23, 2013.

GÁLVEZ, Daniel et al. Propuesta de Implementación de un Sistema SCADA en una Máquina Empaquetadora Mediante el Uso del Software InduSoft en una Empresa de Alimentos. 2022. Tese de Doutorado. ESPOL. FIEC.

KAZIMIROV, A. Education at University and Industry 4.0. 2018 Global Smart Industry Conference, 2018.

MAIA, José da Silva et al. Ferramenta para aprendizagem de automação e controle discreto: controlador lógico programável (PLC) na modalidade e-learning. 2002.

MARAKOVA, Irina; SHUBENKOVA, Ksenia; BAGATEEVA, Angelina; PASHKEVICH, Anton. Digitalization of Education as a New Destination of E-Learning. 60th International Symposium ELMAR, 2018.

MARTIN, J.; BOHUSLAVA, J. Augmented Reality as an Instrument for Teaching Industrial Automation. Proceedings of the 29th International Conference 2018 Cybernetics and Informatics, 2018.

MARYADI, T.; PRAMONO, H.; HATMOJO, Y.; PRIANTO, E.; SUNOMO. Development of Human Machine Interface (HMI) Training Kit as A Learning Media for Industrial Automation Engineering Practical Courses. Journal of Phisics: Conference Series, 2020.

MORALEZ-MENENDEZ, Ruben; RAMÍREZ-MENDOZA, Ricardo; GUEVARA, Antonio Jr Vallejo. Virtual Remote Labs for Automation Teaching: a Cost Effective Approach. Science Direct, v. 52, n. 9, p. 266-271, 2019.

REDEL, R.; HOUNSELL, M. da S. Implementação de simuladores de robôs com o uso da tecnologia de realidade virtual. In: IV Congresso Brasileiro de Computação, Itajaí–SC. IV CBCOMP. 2004. p. 398-401.

ROSSITER, J.; POPE, S.; JONES, B.; HEDENGREN, J. Evaluation and demonstration of take home laboratory kit. Science Direct IFAC Papers Online, n. 52, v. 9, p. 56-61, 2019.

SANTOS, Beatriz Moreira. Revisão, validação e demonstração de um robô virtual programável para ensino e treino de soluções integradas de automação. 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Artigos