Aprendizagens e tecnologias contemporâneas: um novo modo de ser e aprender?
Autores
Luiz Henrique Touguinha de ALMEIDA
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS
Palavras-chave:
termo 6
Resumo
Trata o presente de um estudo em documentos digitais e impressos no sentido de identificar se e como as TIC’s estão influenciando os “modos de ser” e aprender. Foram pesquisados elementos tais como tecnologias aplicadas à educação e perfis discentes, as composições do elenco de atores usuários e do cenário no qual atuam, além de formas de acesso à informação e redes de relacionamentos. Pierre Lévy (1994/1999), Foucault (1999), Deleuze (1990) e sites como http://www.webparaeducadores.blogspot.com/, entre outros, garantem a qualidade e credibilidade exigidos pela Academia. Apurou-se que as TIC’s, a internet e o crescimento do ciberespaço têm proporcionado novas maneiras de relacionamento social e novas formas de aprender e de ser sem, contudo, desconsiderar características individuais para que o processo cognitivo se desenvolva.
Biografia do Autor
Luiz Henrique Touguinha de ALMEIDA, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS
Graduado em Pedagogia e Mestre em Linguística Aplicada pela UCPel. Pós graduado em Especialização em Gestão e Organização da Escola. Corrdenador pedagógico e professor da Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania, de Rio Grande-RS, além de Coordenador Pedagógico-Administrativo e tutor de sala do Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância da Unopar em Rio Grande_RS. Doutorando matriculado em regime especial nos programas PPGIE, da UFRGS, em Porto Alegre e PPGEC da FURG, em Rio Grande.