Aprendizagens e tecnologias contemporâneas: um novo modo de ser e aprender?

Autores

  • Luiz Henrique Touguinha de ALMEIDA UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Palavras-chave:

termo 6

Resumo

Trata o presente de um estudo em documentos digitais e impressos no sentido de identificar se e como as TIC’s estão influenciando os “modos de ser” e aprender. Foram pesquisados elementos tais como tecnologias aplicadas à educação e perfis discentes, as composições do elenco de atores usuários e do cenário no qual atuam, além de formas de acesso à informação e redes de relacionamentos. Pierre Lévy (1994/1999), Foucault (1999), Deleuze (1990) e sites como http://www.webparaeducadores.blogspot.com/, entre outros, garantem a qualidade e credibilidade exigidos pela Academia. Apurou-se que as TIC’s, a internet e o crescimento do ciberespaço têm proporcionado novas maneiras de relacionamento social e novas formas de aprender e de ser sem, contudo, desconsiderar características individuais para que o processo cognitivo se desenvolva.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Touguinha de ALMEIDA, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - POLO DE RIO GRANDE-RS

Graduado em Pedagogia e Mestre em Linguística Aplicada pela UCPel. Pós graduado em Especialização em Gestão e Organização da Escola. Corrdenador pedagógico e professor da Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania, de Rio Grande-RS, além de Coordenador Pedagógico-Administrativo e tutor de sala do Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância da Unopar em Rio Grande_RS. Doutorando matriculado em regime especial nos programas PPGIE, da UFRGS, em Porto Alegre e PPGEC da FURG, em Rio Grande. 

Downloads

Publicado

2012-03-21

Edição

Seção

Artigos