LÍNGUA ESTRANGEIRA-INGLÊS E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO:MATIZANDO UMA ABORDAGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
Daniella de Souza BEZERRA
IFG
Resumo
Este trabalho adentra a Educação Técnica de Nível Médio Integrado (EMIT) ofertada pelos Institutos Federais no intuito de desenhar matizes de uma abordagem de ensino-aprendizagem para o Componente Curricular Língua Estrangeira- Inglês (CCLEI) captada na bricolagem dos dizeres de seus professores (da formação geral e técnica),alunos, técnicos administrativos e representantes de empresas da região a fim de subsidiar a elaboração futura de materiais didáticos para as aulas de CCLEI dos cursos EMIT em Agrimensura, Edificações, Eletrotécnica e Informática, do campus Jataí do Instituto Federal de Goiás. Este procedimento de ouvir o que os membros da comunidade escolar pensam se faz necessário pelo fato da primeira etapa da elaboração de materias ser a fase da análise, na qual é feita um estudo e caracterização do contexto com vistas a definição dos objetivos do curso (Leffa,2003; Almeida Filho,2007). Em síntese, os resultados deste estudo apontam que, dadas às expectativas de aprendizagem dos membros da comunidade escolar investigada, a opção pela elaboração de materiais comunicativos, de base temática (XAVIER, 1999) os quais poderão fazer do CCLEI um dos elos que possibilite a formação humana integral (BRASIL,2007) dos egressos de cursos EMIT, de modo que o CCLEI interdisciplinarize conteúdos de formação geral e profissional.
Biografia do Autor
Daniella de Souza BEZERRA, IFG
Possui graduação em Letras-Português/Inglês (2004) e especialização em Docência no Ensino de Língua e Literatura (2006) pela Universidade Estadual de Goiás, mestrado em Linguistíca Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB/2007) e atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa em Linguagem e Educação. Atuou em cursos de idiomas de Inglês, em várias escolas públicas e privadas para os níveis Fundamental e Médio e ainda em cursinhos pré-vestibular.Atualmente é professora servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), campus Jataí. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.