LINGUAGENS DA MÍDIA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Produção de Texto, Interação professor-alunoResumo
A experiência de aplicação das Linguagens da Mídia na Produção de Textos em Língua Portuguesa realizada com os alunos dos Ciclos Finais Ensino Fundamental, na Escola de Ensino Fundamental “Prof. Arlindo Caetano Filho” da Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, foi uma alternativa para as aulas de Redação: textos produzidos pelos alunos a partir do incentivo à leitura como forma de pesquisa. Tangenciando a Pedagogia Freinet, os alunos foram colocados em contato com textos produzidos em três formas de linguagem: fílmica, musical e escrita formal. A experiência desenvolveu-se em duas fases interrelacionadas, quais sejam: apresentação dos resultados da pesquisa na forma de monografia com ficha de leitura da obra e apresentação artística; na linguagem de escolha do aluno, a partir de uma série de sugestões. As aulas de Redação ganharam dinamismo, mostrando que o aluno deseja aprender não só a escrever um texto, mas aprender com o que vê, ouve, lê e assiste, contribuindo de maneira válida e eficaz no processo ensino-aprendizagem. A relação professor-aluno torna-se mais equilibrada, pois ambos aprendem juntos e o aluno observa sua própria capacidade de processar e administrar, ele mesmo, sua aprendizagem, verificando que seu rendimento passa a ser uma conseqüência natural do empenho com que se dedica a aprender.