DEVELOPING AND IMPLEMENTING GENRE-BASED PEDAGOGY: A SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTIC PERSPECTIVE

Autores

  • Frances CHRISTIE University of Sydney

Palavras-chave:

pedagogia de gêneros, gêneros, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Pelo menos três tradições de estudos sobre gêneros emergiram nas culturas de língua inglesa em anos recentes: uma baseada na teoria linguística sistêmico funcional (LSF); outra baseada no estudo de Inglês para Fins Específicos; e uma terceira referida como Estudos da Nova Retórica. Todas elas ofereceram observações importantes sobre gêneros, embora este trabalho argumente em favor da particular importância da teoria da LSF e mais especificamente, da pedagogia de gêneros desenvolvida nessa perspectiva, por Martin e seus colegas (por exemplo, Martin e Rose 2008). A teoria de gêneros usa a gramática Sistêmico Funcional de Halliday (Halliday and Matthiessen 2004), com o seu comprometimento com a presença de três metafunções na linguagem (ideacional, interpessoal e textual). Argumenta-se que essas três metafunções estão envolvidas na construção do significado em diferentes tipos de texto, sendo suas características expressas em termos de três variáveis de registro (campo, tenor e modo). Após brevemente delinear a teoria e aspectos da gramática funcional, este trabalho descreve diferentes gêneros, todos relevantes a propósitos educacionais.

Biografia do Autor

Frances CHRISTIE, University of Sydney

The author works at the Department of Development and Learning, Faculty of Education and Social Work, University of Sydney. She is an Emeritus Professor of Language and Literacy Education, the University of Melbourne. She was appointed Honorary Professor of Education at this Faculty at the start of 2003.

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Publicado

2012-04-18

Edição

Seção

Artigos