DEVELOPING AND IMPLEMENTING GENRE-BASED PEDAGOGY: A SYSTEMIC FUNCTIONAL LINGUISTIC PERSPECTIVE
Palavras-chave:
pedagogia de gêneros, gêneros, Linguística Sistêmico-FuncionalResumo
Pelo menos três tradições de estudos sobre gêneros emergiram nas culturas de língua inglesa em anos recentes: uma baseada na teoria linguística sistêmico funcional (LSF); outra baseada no estudo de Inglês para Fins Específicos; e uma terceira referida como Estudos da Nova Retórica. Todas elas ofereceram observações importantes sobre gêneros, embora este trabalho argumente em favor da particular importância da teoria da LSF e mais especificamente, da pedagogia de gêneros desenvolvida nessa perspectiva, por Martin e seus colegas (por exemplo, Martin e Rose 2008). A teoria de gêneros usa a gramática Sistêmico Funcional de Halliday (Halliday and Matthiessen 2004), com o seu comprometimento com a presença de três metafunções na linguagem (ideacional, interpessoal e textual). Argumenta-se que essas três metafunções estão envolvidas na construção do significado em diferentes tipos de texto, sendo suas características expressas em termos de três variáveis de registro (campo, tenor e modo). Após brevemente delinear a teoria e aspectos da gramática funcional, este trabalho descreve diferentes gêneros, todos relevantes a propósitos educacionais.Métricas
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