ENSINO DE GRAMÁTICA: VERDADES E CONCEPÇÕES EM DISCURSOS DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marluce Pereira SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Carmen Brunelli MOURA Universidade Potiguar

Palavras-chave:

Gramática e linguagem, Ensino de língua portuguesa, Discursividade.

Resumo

O trabalho apresenta breves reflexões sobre posicionamentos assumidos por docentes de um Curso de Especialização que foram instados, em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam as aulas de Língua Portuguesa desses docentes. Indagamos como os professores dizem orientar sua prática frente à taxonomia gramatical que orienta as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos nas práticas pedagógicas desses alunos-professores. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar também nessa discursividade outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e que vão materializar uma concepção de gramática e linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marluce Pereira SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras e Linguística. Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Carmen Brunelli MOURA, Universidade Potiguar

Doutora em Ciências da Linguagem, área de concentração Linguística Aplicada. Professora da Universidade Potiguar Natal:RN.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos