ENSINO DE GRAMÁTICA: VERDADES E CONCEPÇÕES EM DISCURSOS DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marluce Pereira SILVA Universidade Federal da Paraíba
  • Carmen Brunelli MOURA Universidade Potiguar

Palavras-chave:

Gramática e linguagem, Ensino de língua portuguesa, Discursividade.

Resumo

O trabalho apresenta breves reflexões sobre posicionamentos assumidos por docentes de um Curso de Especialização que foram instados, em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam as aulas de Língua Portuguesa desses docentes. Indagamos como os professores dizem orientar sua prática frente à taxonomia gramatical que orienta as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos nas práticas pedagógicas desses alunos-professores. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar também nessa discursividade outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e que vão materializar uma concepção de gramática e linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.

Biografia do Autor

Marluce Pereira SILVA, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras e Linguística. Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Carmen Brunelli MOURA, Universidade Potiguar

Doutora em Ciências da Linguagem, área de concentração Linguística Aplicada. Professora da Universidade Potiguar Natal:RN.

Downloads

Publicado

2012-08-16

Edição

Seção

Artigos