ENSINO DE GRAMÁTICA: VERDADES E CONCEPÇÕES EM DISCURSOS DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Keywords:
Gramática e linguagem, Ensino de língua portuguesa, Discursividade.Abstract
O trabalho apresenta breves reflexões sobre posicionamentos assumidos por docentes de um Curso de Especialização que foram instados, em uma das atividades realizadas, a discutirem as concepções de gramática que norteiam as aulas de Língua Portuguesa desses docentes. Indagamos como os professores dizem orientar sua prática frente à taxonomia gramatical que orienta as aulas de português. Objetivamos problematizar a concepção de gramática que constrói sentidos nas práticas pedagógicas desses alunos-professores. Analisamos fragmentos de algumas das atividades solicitadas a esses professores e percebemos que, em seu dizer-fazer pedagógico, os docentes adotam tanto práticas originárias da gramática normativa quanto da perspectiva descritiva que orientam o ensino da gramática. Foi possível observar também nessa discursividade outros posicionamentos que rompem com essa regularidade enunciativa e que vão materializar uma concepção de gramática e linguagem que privilegia atividades de uso efetivo da língua materna.Downloads
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Published
2012-08-16
How to Cite
SILVA, M. P., & MOURA, C. B. (2012). ENSINO DE GRAMÁTICA: VERDADES E CONCEPÇÕES EM DISCURSOS DE DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Applied Linguistics Pathways, 5(2), 77–95. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1406
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Section
Artigos