ANÁLISE DE PROPAGANDAS DE OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR: UM ENFOQUE BAKHTINIANO
Palavras-chave:
Gêneros Discursivos, Publicidade, Mídias SociaisResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o gênero discursivo anúncio publicitário, com base em aspectos relacionados ao enunciado, estilo e ideologia, sob um enfoque bakhtiniano. O corpus de análise da pesquisa é constituído por dois anúncios de empresas de telefonia, divulgados nas mídias sociais, sendo um deles a campanha da Vivo e o segundo uma campanha da operadora TIM, divulgados entre o segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012. Os dados foram analisados à luz de estudos de Bakhtin e seu Círculo, e, ainda, embasado em teorias de Marcuschi (2012) e Carvalho (2007), no que trata de conceitos relacionados à propaganda. Os resultados demonstraram as diferentes propostas trabalhadas pelas operadoras na busca de transmitir suas mensagens, mesmo visando a públicos com características semelhantes.Métricas
Carregando Métricas ...