ANÁLISE DE PROPAGANDAS DE OPERADORAS DE TELEFONIA CELULAR: UM ENFOQUE BAKHTINIANO

Autores/as

  • Priscila Voigt STUMPF Unitau
  • Eliana Vianna BRITO Unitau

Palabras clave:

Gêneros Discursivos, Publicidade, Mídias Sociais

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o gênero discursivo anúncio publicitário, com base em aspectos relacionados ao enunciado, estilo e ideologia, sob um enfoque bakhtiniano. O corpus de análise da pesquisa é constituído por dois anúncios de empresas de telefonia, divulgados nas mídias sociais, sendo um deles a campanha da Vivo e o segundo uma campanha da operadora TIM, divulgados entre o segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012. Os dados foram analisados à luz de estudos de Bakhtin e seu Círculo, e, ainda, embasado em teorias de Marcuschi (2012) e Carvalho (2007), no que trata de conceitos relacionados à propaganda. Os resultados demonstraram as diferentes propostas trabalhadas pelas operadoras na busca de transmitir suas mensagens, mesmo visando a públicos com características semelhantes.

Biografía del autor/a

Priscila Voigt STUMPF, Unitau

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Paraíba (2003), Pós graduação lato sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade do Vale do Paraíba (2006), e mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Professor Assistente na Faculdade Anhanguera. Possui experiência na área de Comunicação Social, atuando com Criação e Redação Publicitária, Tecnologias em Comunicação e Aplicações em Publicidade e Propaganda.

Eliana Vianna BRITO, Unitau

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (1987), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Braz Cubas e professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, discurso jornalístico, discurso publicitário, gêneros discursivos, intertextualidade, interdiscursividade.

Publicado

2012-11-23

Número

Sección

Artigos