Fabiana GIOVANI
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
Palavras-chave:
letramento, escrita e gêneros do discurso
Resumo
O presente texto tem por intuito lançar algumas reflexões sobre alfabetização, letramento e a relação teoria/prática educativa através da exposição de uma experiência didática. Para uma melhor compreensão das idéias defendidas, apresenta-se a produção escrita de uma criança em fase de alfabetização e esta é analisada de acordo com o aparato teórico-metodológico do autor Fairclough em diálogo com outros autores como Bakhtin no que se refere aos gêneros do discurso e Soares, Ferreiro e Cagliari no que tange, especificamente, à alfabetização.
Biografia do Autor
Fabiana GIOVANI, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
Graduada em Letras Português/espanhol - pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Possui Mestrado em Educação Metodologia de Ensino pela UFSCar e Doutorado em Linguísticae Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e atua nas seguintes áreas: ensino/aprendizagem da línguamaterna, trabalhando, especificamente com ensino de língua materna, letramento, gêneros discursivos e produção textual.