DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA
Palabras clave:
alfabetização e letramento, leitura e escrita, livro didáticoResumen
Esse artigo tem por objetivo analisar as atividades da primeira unidade do livro de alfabetização “Marcha Criança-Português”, a fim de verificar se a proposta de ensino apresentada pelos autores, no manual do professor, pode ser desenvolvida por meio das atividades sugeridas. Optou-se por analisar a primeira unidade do livro com o intuito de observar de que maneira o contato inicial com a leitura e a escrita é introduzido pelos autores, nesta obra. A análise pauta-se em alguns teóricos como Soares e Cagliari, no que se refere a alfabetização e ao letramento; Batista e Val e Rojo, no que concerne ao livro didático; e Geraldi, no que diz respeito a reflexões sobre a lingua(gem). Os resultados mostram que há uma coerência interna entre as atividades propostas aos alunos e a teoria em que se pautam os autores, porém há uma falta de coerência – a que denominamos, externa - entre o livro didático (aprovado pelo PNLD) e os estudos sobre alfabetização e letramento, em voga na época da publicação do livro.Descargas
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Publicado
2014-03-13
Cómo citar
GIOVANI, F., & LOPES, D. O. (2014). DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA. Caminos En Lingüística Aplicada, 9(2), 1–24. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1751
Número
Sección
Artigos