DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA
Autores
Fabiana GIOVANI
Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
Daniela Oliveira LOPES
Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave:
alfabetização e letramento, leitura e escrita, livro didático
Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar as atividades da primeira unidade do livro de alfabetização “Marcha Criança-Português”, a fim de verificar se a proposta de ensino apresentada pelos autores, no manual do professor, pode ser desenvolvida por meio das atividades sugeridas. Optou-se por analisar a primeira unidade do livro com o intuito de observar de que maneira o contato inicial com a leitura e a escrita é introduzido pelos autores, nesta obra. A análise pauta-se em alguns teóricos como Soares e Cagliari, no que se refere a alfabetização e ao letramento; Batista e Val e Rojo, no que concerne ao livro didático; e Geraldi, no que diz respeito a reflexões sobre a lingua(gem). Os resultados mostram que há uma coerência interna entre as atividades propostas aos alunos e a teoria em que se pautam os autores, porém há uma falta de coerência – a que denominamos, externa - entre o livro didático (aprovado pelo PNLD) e os estudos sobre alfabetização e letramento, em voga na época da publicação do livro.
Biografia do Autor
Fabiana GIOVANI, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
Professora adjunta do Curso de Letras
área: ensino/aprendizagem de língua materna
Temas de interesse: alfabetização e letramento, generos do discurso, ensino/aprendizagem de língua materna
Daniela Oliveira LOPES, Universidade Federal do Pampa
Pós graduanda do curso de especialização em Leitura e Escrita