DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA

Autores

  • Fabiana GIOVANI Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS
  • Daniela Oliveira LOPES Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

alfabetização e letramento, leitura e escrita, livro didático

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar as atividades da primeira unidade do livro de alfabetização “Marcha Criança-Português”, a fim de verificar se a proposta de ensino apresentada pelos autores, no manual do professor, pode ser desenvolvida por meio das atividades sugeridas. Optou-se por analisar a primeira unidade do livro com o intuito de observar de que maneira o contato inicial com a leitura e a escrita é introduzido pelos autores, nesta obra. A análise pauta-se em alguns teóricos como Soares e Cagliari, no que se refere a alfabetização e ao letramento; Batista e Val e Rojo, no que concerne ao livro didático; e Geraldi, no que diz respeito a reflexões sobre a lingua(gem). Os resultados mostram que há uma coerência interna entre as atividades propostas aos alunos e a teoria em que se pautam os autores, porém há uma falta de coerência – a que denominamos, externa - entre o livro didático (aprovado pelo PNLD) e os estudos sobre alfabetização e letramento, em voga na época da publicação do livro.

Biografia do Autor

Fabiana GIOVANI, Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé/RS

Professora adjunta do Curso de Letras

área: ensino/aprendizagem de língua materna

Temas de interesse: alfabetização e letramento, generos do discurso, ensino/aprendizagem de língua materna

Daniela Oliveira LOPES, Universidade Federal do Pampa

Pós graduanda do curso de especialização em Leitura e Escrita

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Artigos