DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA
Keywords:
alfabetização e letramento, leitura e escrita, livro didáticoAbstract
Esse artigo tem por objetivo analisar as atividades da primeira unidade do livro de alfabetização “Marcha Criança-Português”, a fim de verificar se a proposta de ensino apresentada pelos autores, no manual do professor, pode ser desenvolvida por meio das atividades sugeridas. Optou-se por analisar a primeira unidade do livro com o intuito de observar de que maneira o contato inicial com a leitura e a escrita é introduzido pelos autores, nesta obra. A análise pauta-se em alguns teóricos como Soares e Cagliari, no que se refere a alfabetização e ao letramento; Batista e Val e Rojo, no que concerne ao livro didático; e Geraldi, no que diz respeito a reflexões sobre a lingua(gem). Os resultados mostram que há uma coerência interna entre as atividades propostas aos alunos e a teoria em que se pautam os autores, porém há uma falta de coerência – a que denominamos, externa - entre o livro didático (aprovado pelo PNLD) e os estudos sobre alfabetização e letramento, em voga na época da publicação do livro.Downloads
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Published
2014-03-13
How to Cite
GIOVANI, F., & LOPES, D. O. (2014). DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO MARCHA CRIANÇA. Applied Linguistics Pathways, 9(2), 1–24. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1751
Issue
Section
Artigos