PRÁTICAS DISCURSIVAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NÔMADES: O GOVERNO DA REVISTA NOVA ESCOLA (TRANS)FORMANDO O PROFESSOR
Autores
Carmen Brunelli MOURA
Universidade Potiguar
Marluce Pereira da SILVA
Universidade Federal daParaíba
Palavras-chave:
Subjetividades, Governamentalidade, Discurso
Resumo
Resumo: Em uma época de mudanças constantes, incertezas e de ações de curto prazo nas quais se abre um leque de oportunidades e vantagens que exigem um conjunto de habilidades diferentes, não seria estranho que as subjetividades tivessem de deixar o conforto da estabilidade e se lançar em um turbilhão de ações transformadoras e a elas tentar se adequar para sua própria sobrevivência. É dentro deste contexto de governamentalidade contemporâneo, principalmente, na mídia, que as subjetividades se veem em um processo de transição, que vai levá-las a se abrir a novas experiências e a se constituir como subjetividades nômades, nas quais se instituem novos modos de ser. Compreendendo a mídia educativa como um contexto alternativo de produção de subjetividades, indaga-se como se instituem nas práticas dos espaços midiáticos, especificamente da revista Nova Escola, as subjetividades nômades de professores? Esse trabalho inscreve-se metodologicamente na perspectiva interpretativista discursiva e teoricamente nos Estudos Culturais, contribuições de Foucault (2004) acerca de subjetividade, governo e verdade, e na noção de nomadismo de Deleuze e Guattari (2007). A partir da concepção de linguagem como prática socialmente construída, objetiva-se descrever como são produzidas as subjetividades nômades de professores nas práticas da revista Nova Escola. Tomam-se como objeto de estudo textos multimodais, publicados na revista, entre os anos 80 e 2000, compreendidos como práticas discursivas que constituem sujeitos. Os resultados evidenciam preliminarmente que, nesse período, os textos multimodais constituem um emaranhado de subjetividades nômades que se caracterizam pela pluralidade, transitividade e por um processo de desenvolvimento profissional constante que sugere uma educação permanente e, consequentemente, mudanças nos modos de ser professor e em sua prática. Palavras-chave: Subjetividade nômade. Governamentalidade. Discursividades.
Biografia do Autor
Carmen Brunelli MOURA, Universidade Potiguar
Professora da Universidade Potiguar
Marluce Pereira da SILVA, Universidade Federal daParaíba