PRÁTICAS DISCURSIVAS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NÔMADES: O GOVERNO DA REVISTA NOVA ESCOLA (TRANS)FORMANDO O PROFESSOR

Authors

  • Carmen Brunelli MOURA Universidade Potiguar
  • Marluce Pereira da SILVA Universidade Federal daParaíba

Keywords:

Subjetividades, Governamentalidade, Discurso

Abstract

Resumo: Em uma época de mudanças constantes, incertezas e de ações de curto prazo nas quais se abre um leque de oportunidades e vantagens que exigem um conjunto de habilidades diferentes, não seria estranho que as subjetividades tivessem de deixar o conforto da estabilidade e se lançar em um turbilhão de ações transformadoras e a elas tentar se adequar para sua própria sobrevivência. É dentro deste contexto de governamentalidade contemporâneo, principalmente, na mídia, que as subjetividades se veem em um processo de transição, que vai levá-las a se abrir a novas experiências e a se constituir como subjetividades nômades, nas quais se instituem novos modos de ser. Compreendendo a mídia educativa como um contexto alternativo de produção de subjetividades, indaga-se como se instituem nas práticas dos espaços midiáticos, especificamente da revista Nova Escola, as subjetividades nômades de professores? Esse trabalho inscreve-se metodologicamente na perspectiva interpretativista discursiva e teoricamente nos Estudos Culturais, contribuições de Foucault (2004) acerca de subjetividade, governo e verdade, e na noção de nomadismo de Deleuze e Guattari (2007). A partir da concepção de linguagem como prática socialmente construída, objetiva-se descrever como são produzidas as subjetividades nômades de professores nas práticas da revista Nova Escola. Tomam-se como objeto de estudo textos multimodais, publicados na revista, entre os anos 80 e 2000, compreendidos como práticas discursivas que constituem sujeitos. Os resultados evidenciam preliminarmente que, nesse período, os textos multimodais constituem um emaranhado de subjetividades nômades que se caracterizam pela pluralidade, transitividade e por um processo de desenvolvimento profissional constante que sugere uma educação permanente e, consequentemente, mudanças nos modos de ser professor e em sua prática. Palavras-chave: Subjetividade nômade. Governamentalidade. Discursividades.

Author Biographies

Carmen Brunelli MOURA, Universidade Potiguar

Professora da Universidade Potiguar

Marluce Pereira da SILVA, Universidade Federal daParaíba

Professora do Departamento de Letras da UFPB

Published

2014-03-13

Issue

Section

Artigos