A ARTE DO CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ivonete Bueno dos SANTOS UNITAU

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Formação do Professor

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa em que se buscou analisar recortes discursivos selecionados das escritas de si de uma aluna-professora de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Buscaram-se, nos mecanismos linguísticos, os processos de produção de sua subjetividade. Examinam-se enunciados cujos sentidos apontam mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade da professora, identificando como ela cuida de si e reflete sobre si na construção de suas subjetividades. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula teorizações foucaultianas: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Na noção teórica desse item, estão implicadas as noções de outros, a saber: tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006). Ao descrever sua história de formação, a professora reflete sobre si, sobre sua formação em um gesto de experiência de si, apontando discursos “verdadeiros” sobre o que faz consigo mesmo no processo de desenvolvimento profissional.  Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividade.

Biografia do Autor

Ivonete Bueno dos SANTOS, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Estrangeiras Modernas, Língua Portuguesa, Tradução em português (Brasil), Didática,Prática de ensino, Metodologia Cientifíca e Formação de professores

Downloads

Edição

Seção

Artigos