A ARTE DO CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Ensino de Línguas, Formação do ProfessorResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa em que se buscou analisar recortes discursivos selecionados das escritas de si de uma aluna-professora de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Buscaram-se, nos mecanismos linguísticos, os processos de produção de sua subjetividade. Examinam-se enunciados cujos sentidos apontam mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade da professora, identificando como ela cuida de si e reflete sobre si na construção de suas subjetividades. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula teorizações foucaultianas: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Na noção teórica desse item, estão implicadas as noções de outros, a saber: tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006). Ao descrever sua história de formação, a professora reflete sobre si, sobre sua formação em um gesto de experiência de si, apontando discursos “verdadeiros” sobre o que faz consigo mesmo no processo de desenvolvimento profissional. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividade.