A ARTE DO CUIDADO DE SI NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Ivonete Bueno dos SANTOS UNITAU

Palabras clave:

Ensino de Línguas, Formação do Professor

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa em que se buscou analisar recortes discursivos selecionados das escritas de si de uma aluna-professora de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Buscaram-se, nos mecanismos linguísticos, os processos de produção de sua subjetividade. Examinam-se enunciados cujos sentidos apontam mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade da professora, identificando como ela cuida de si e reflete sobre si na construção de suas subjetividades. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula teorizações foucaultianas: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Na noção teórica desse item, estão implicadas as noções de outros, a saber: tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006). Ao descrever sua história de formação, a professora reflete sobre si, sobre sua formação em um gesto de experiência de si, apontando discursos “verdadeiros” sobre o que faz consigo mesmo no processo de desenvolvimento profissional.  Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividade.

Biografía del autor/a

Ivonete Bueno dos SANTOS, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Estrangeiras Modernas, Língua Portuguesa, Tradução em português (Brasil), Didática,Prática de ensino, Metodologia Cientifíca e Formação de professores

Número

Sección

Artigos