FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA SURDOS: ENTRE O IDEAL, O REAL E O POSSÍVEL

Autores

  • Giselli Mara da SILVA Faculdade de Letras da UFMG
  • Josiane Marques da COSTA Universidade Federal de Lavras / Departamento de Educação (DED) / Faculdade de Letras da UFMG/PosLin
  • Lorena Poliana Silva LOPES Faculdade de Letras da UFMG

Palavras-chave:

Formação de professor, Ensino de português, Educação bilíngue, Surdez

Resumo

Neste texto, realiza-se uma análise exploratória do cenário atual da formação de professores de português como segunda língua (PL2) para surdos. Desde a aprovação da Lei da Libras, vêm-se implementando políticas linguísticas voltadas aos usuários da Libras, dentre as quais se encontram aquelas destinadas à implementação da Educação Bilíngue, proposta na qual se reconhece que a primeira língua dos surdos brasileiros é a Libras, e que esses têm direito de terem acesso ao ensino de PL2. No entanto, o acesso desse grupo ao ensino de português ainda enfrenta inúmeros desafios, que se tornam mais complexos no processo de inclusão educacional. Nesse contexto, levantamos algumas questões: qual o perfil dos professores de PL2 para surdos; que tipo de formação tem sido oferecida a esses profissionais?; que competências esse trabalho exige desses professores? Para refletir sobre essas questões, recorreu-se a estudos que abordam as políticas linguísticas na área da surdez, o ensino de PL2 e de PL2 para surdos e a formação de professores. Adotou-se como metodologia: (i) a análise de conteúdo de leis e textos normativos; (ii) a aplicação de questionários dirigidos às instituições federais de ensino superior; (iii) a realização de questionários e entrevistas com professores de português para surdos. A análise dos dados evidenciou que, apesar do reconhecimento oficial da educação bilíngue para surdos, a formação dos professores de PL2 ainda enfrenta vários desafios no que diz respeito à formação: (i) para o uso da Libras como língua de instrução; (ii) para o ensino de PL2 para surdos.

Biografia do Autor

Giselli Mara da SILVA, Faculdade de Letras da UFMG

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela FALE-UFMG, Mestre em Educação pela FAE-UFMG(2010) e Graduada em Letras pela FALE-UFMG (2004). Professora assistente da área de Libras na FALE-UFMG desde 2011.

Josiane Marques da COSTA, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Educação (DED) / Faculdade de Letras da UFMG/PosLin

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da FALE-UFMG, especialista em Produção de material para diversidade pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduada em Letras pela PUC-MG. Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Departamento de Educação (DED), na área de Libras.

Lorena Poliana Silva LOPES, Faculdade de Letras da UFMG

Graduanda em Letras pela FALE-UFMG e bolsista do projeto de extensão ";;;;Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos";;;;.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Edição

Seção

Artigos