PRINCÍPIOS FUNCIONALISTAS PARA A ABORDAGEM DA SINTAXE NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
Palavras-chave:
Sintaxe. Ensino de línguas. Gramática. FuncionalismoResumo
Este trabalho objetiva discutir questões didáticas relacionadas ao atual cenário de ensino de sintaxe em aulas de língua portuguesa em se tratando de práticas pedagógicas centradas na abordagem do formal em detrimento do funcional em termos linguísticos, a fim de apresentar a visão de estudiosos do Funcionalismo de Praga a este respeito. Para o alcance de tal objetivo, revisitaremos discussões empreendidas por Mendonça (2006) e Antunes (2007), dentre outros, sobre o ensino de línguas com foco na abordagem quase que exclusiva da gramática normativa, para, a partir de então, discutirmos os pressupostos teóricos de Martinet (1971) e Combettes (1977) sobre análise sintática à luz dos princípios funcionalistas. Na sequência, tecemos comentários analíticos a respeito das implicações dos referidos princípios para o ensino de língua portuguesa, a partir do exame de seções do livro didático Português: Linguagens (volumes 1 e 2), uma das obras indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012. Os resultados mostram que o material de ensino analisado se propõe a integrar o formal e o funcional na abordagem da sintaxe na aula de língua materna, mas que ainda há limitações metodológicas nesta proposta no que se refere à integração de níveis de análise linguística.