LETRAMENTO E ENSINO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Laura Silveira BOTELHO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leticia Macedo KAESER Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Michele Cristina Ramos GOMES Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Letramento, Gêneros textuais

Resumo

Este trabalho pretende apresentar os resultados da pesquisa intitulada “Gêneros textuais: entraves e perspectivas”. Para tanto, calcamo-nos nos preceitos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010, BRONCKART, 2009) e baseamo-nos em uma concepção discursiva de linguagem (BAKHTIN, 1992), uma vez que esta reconhece o discurso como produto da interação social e concebe os gêneros textuais como ferramentas fundamentais para a ampliação do letramento do aluno (SOARES, 2001). Realizamos, em 2007/2008, em uma escola pública municipal de Juiz de Fora - Minas Gerais, uma pesquisa colaborativa, cujo resultado foi, entre outros, a construção de um Programa de Ensino de Língua Portuguesa baseado em gêneros textuais (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010; BOTELHO e MAGALHÃES, 2011). Após a construção de tal documento, retornamos à escola para verificar, em uma segunda investigação, de que forma o corpo docente tem utilizado o documento. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores da escola, nas quais verificamos que, de forma geral, embora o documento contemple uma abertura da escola aos discursos, não há um trabalho efetivo com gêneros textuais que permita a ampliação do letramento do aluno.

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Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos