LETRAMENTO E ENSINO: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autores
Laura Silveira BOTELHO
Universidade Federal de Juiz de Fora
Leticia Macedo KAESER
Universidade Federal de Juiz de Fora
Michele Cristina Ramos GOMES
Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Letramento, Gêneros textuais
Resumo
Este trabalho pretende apresentar os resultados da pesquisa intitulada “Gêneros textuais: entraves e perspectivas”. Para tanto, calcamo-nos nos preceitos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010, BRONCKART, 2009) e baseamo-nos em uma concepção discursiva de linguagem (BAKHTIN, 1992), uma vez que esta reconhece o discurso como produto da interação social e concebe os gêneros textuais como ferramentas fundamentais para a ampliação do letramento do aluno (SOARES, 2001). Realizamos, em 2007/2008, em uma escola pública municipal de Juiz de Fora - Minas Gerais, uma pesquisa colaborativa, cujo resultado foi, entre outros, a construção de um Programa de Ensino de Língua Portuguesa baseado em gêneros textuais (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010; BOTELHO e MAGALHÃES, 2011). Após a construção de tal documento, retornamos à escola para verificar, em uma segunda investigação, de que forma o corpo docente tem utilizado o documento. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores da escola, nas quais verificamos que, de forma geral, embora o documento contemple uma abertura da escola aos discursos, não há um trabalho efetivo com gêneros textuais que permita a ampliação do letramento do aluno.