O MULTILINGUISMO EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: O ENSINO/APRENDIZADO DE ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA ESTRANGEIRA (L3)
Autores
Minka Beate PICKBRENNER
UFRGS
Ingrid FINGER
UFRGS - CNPq
Palavras-chave:
Ensino de Línguas, Aquisição da Linguagem
Resumo
O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm português como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.
Biografia do Autor
Minka Beate PICKBRENNER, UFRGS
Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem
Ingrid FINGER, UFRGS - CNPq
Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem