O MULTILINGUISMO EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: O ENSINO/APRENDIZADO DE ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA ESTRANGEIRA (L3)

Authors

  • Minka Beate PICKBRENNER UFRGS
  • Ingrid FINGER UFRGS - CNPq

Keywords:

Ensino de Línguas, Aquisição da Linguagem

Abstract

O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm português como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Minka Beate PICKBRENNER, UFRGS

Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem

Ingrid FINGER, UFRGS - CNPq

Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem

Published

2015-02-20

How to Cite

PICKBRENNER, M. B., & FINGER, I. (2015). O MULTILINGUISMO EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: O ENSINO/APRENDIZADO DE ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA ESTRANGEIRA (L3). Applied Linguistics Pathways, 13(2), 22–46. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1898

Issue

Section

Artigos