O MULTILINGUISMO EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: O ENSINO/APRENDIZADO DE ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA ESTRANGEIRA (L3)

Autores/as

  • Minka Beate PICKBRENNER UFRGS
  • Ingrid FINGER UFRGS - CNPq

Palabras clave:

Ensino de Línguas, Aquisição da Linguagem

Resumen

O presente estudo investiga em que medida conhecimentos prévios do inglês como segunda língua (L2) podem influenciar o aprendizado de alemão como terceira língua (L3). Os dados obtidos a partir de um trabalho empírico realizado com aprendizes de alemão do nível básico que têm português como língua materna (L1) revelam uma tendência de que conhecimentos da L2 podem qualificar e acelerar o processo de aquisição da L3, principalmente quando L2 e L3 forem tipologicamente semelhantes. Os resultados do presente estudo sinalizam a importância de se dar continuidade a pesquisas que investiguem a possível relação proveitosa entre conhecimentos da L2 inglês no processo de aquisição da L3 alemão.

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Biografía del autor/a

Minka Beate PICKBRENNER, UFRGS

Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem

Ingrid FINGER, UFRGS - CNPq

Departamento de Línguas Estrangeiras; Estudos da Linguagem

Publicado

2015-02-20

Cómo citar

PICKBRENNER, M. B., & FINGER, I. (2015). O MULTILINGUISMO EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: O ENSINO/APRENDIZADO DE ALEMÃO COMO SEGUNDA LÍNGUA ESTRANGEIRA (L3). Caminos En Lingüística Aplicada, 13(2), 22–46. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1898

Número

Sección

Artigos