DISCURSOS E PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO: SUBJETIVIDADE DA MULHER E A MITOLOGIA

Autores

  • Rosália Maria Netto PRADOS Universidade de Mogi das Cruzes - UMC - SP
  • Sonia Maria ALVAREZ da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba - FATEC - SP

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Linguística. Metáfora. Mitologia.

Resumo

Este trabalho trata de uma análise da construção do sujeito no discurso subjacente ao enunciado. Tem como objetivos descrever e estudar processos de identificação à luz da análise do discurso e linguística aplicada, para uma análise da subjetividade discursiva. Os efeitos decorrentes dessas linhas teóricas são aqui considerados de forma discursiva e a metodologia desta discussão fundamenta-se na análise do discurso de enunciados manifestados em depoimentos de professoras de ensino superior, bem como na referência dos discursos subjacentes à simbologia das deusas gregas, com suas diferentes metáforas, para uma descrição da subjetividade feminina.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto PRADOS, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC - SP

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; pós-doutora em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua na área de Comunicação, Letras e Linguística, com ênfase em Semiótica e Análise do Discurso. Atualmente, desenvolve pesquisas na linha: Diversidade Cultural, Políticas Culturais e Cidadania, com foco em Semiótica, Semiótica da Cultura e Sociossemiótica, sobre os seguintes temas: cidadania e sustentabilidade, cultura e educação, discursos políticos, publicitário e jornalístico.  Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes; Professora Associada da Faculdade de Tecnologia, FATEC de São Paulo e de Itaquaquecetuba.

Sonia Maria ALVAREZ, da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba - FATEC - SP

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, identidade, leitura, metáfora, educação, contos, mitos e provérbios.

Downloads

Edição

Seção

Artigos