O PROJETO DIDÁTICO DO JORNAL ESCOLAR NO ENSINO CRÍTICO DE LINGUAGEM

Autores

  • Tânia Maria Barroso RUIZ UFSC

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino de Línguas, Gêneros Discursivos

Resumo

RESUMO: O artigo analisa a construção do projeto didático para a produção de um Jornal Escolar (JE) nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo de caso foi realizado através de uma pesquisa participante, com os alunos do 8º ano Ensino Fundamental e a professora de Língua Portuguesa em uma escola pública municipal de Florianópolis, SC. O objetivo foi compreender como a prática social de produção do projeto do JE nas aulas de Língua Portuguesa pode vir a se constituir uma metodologia de ensino crítico de linguagem. A base teórica é a Análise Crítica de Gêneros (MEURER, 2002; BHATIA, 2004; MOTTA-ROTH, 2008; BONINI, 2010; 2013). Os resultados apontam que o JE tem se mostrado uma ferramenta de ensino de linguagem enquanto prática social que promove o uso da língua em situações reais de interação social e provoca a participação social e crítica dos alunos frente aos problemas de contexto escolar e de suas vivências sociais e culturais.   

Palavras-chave: Ensino crítico de linguagem. Jornal escolar. Projetos didáticos. Análise crítica de gêneros discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tânia Maria Barroso RUIZ, UFSC

Doutoranda na UFSC e professora de ensino superior.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

RUIZ, T. M. B. (2016). O PROJETO DIDÁTICO DO JORNAL ESCOLAR NO ENSINO CRÍTICO DE LINGUAGEM. Caminhos Em Linguística Aplicada, 15(2), 1–20. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2025

Edição

Seção

Artigos