USO CONSCIENTE DA LINGUAGEM EM PRÁTICAS DIALÓGICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Keywords:
Formas de estudo. Prática de registro. Meta-afetividade. Metacognição. Metadiscursividade.Abstract
Este artigo traz o relato de uma pesquisa vivenciada com alunos de um curso de Letras de uma universidade municipal sobre crenças, valores, costumes e hábitos de estudos, em que houve a atenção, por parte das pesquisadoras, para apresentar um painel diversificado sobre saberes específicos e sobre sistematização das formas de estudar, além da prática do registro do processo de construção de conhecimento. Dessa maneira, o conjunto de habilidades e competências trabalhado e o esforço cognitivo desenvolvido encaminharam uma discursividade consciente que se vai configurando autônoma nos licenciandos, advindo da meta-afetividade e da metacognição. Além disso, a pesquisa levou à incorporação de práticas diferenciadas no ensino superior/Licenciatura/Letras, levando os alunos à aprendizagem rumo à autonomia e à construção identitária profissional. As professoras entenderam que o que parece óbvio carece de planejamento e sistematização para que se dê a aprendizagem dos alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2015-07-28
How to Cite
RENDA, V. L. B. de S., OLIVEIRA, E. M. T., & ALMEIDA, M. do C. S. de. (2015). USO CONSCIENTE DA LINGUAGEM EM PRÁTICAS DIALÓGICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Applied Linguistics Pathways, 13(2), 129–151. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2110
Issue
Section
Artigos