USO CONSCIENTE DA LINGUAGEM EM PRÁTICAS DIALÓGICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
Vera Lucia Batalha de Siqueira RENDA
UNITAU
Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA
UNITAU
Maria do Carmo Souza de ALMEIDA
UNITAU
Palavras-chave:
Formas de estudo. Prática de registro. Meta-afetividade. Metacognição. Metadiscursividade.
Resumo
Este artigo traz o relato de uma pesquisa vivenciada com alunos de um curso de Letras de uma universidade municipal sobre crenças, valores, costumes e hábitos de estudos, em que houve a atenção, por parte das pesquisadoras, para apresentar um painel diversificado sobre saberes específicos e sobre sistematização das formas de estudar, além da prática do registro do processo de construção de conhecimento. Dessa maneira, o conjunto de habilidades e competências trabalhado e o esforço cognitivo desenvolvido encaminharam uma discursividade consciente que se vai configurando autônoma nos licenciandos, advindo da meta-afetividade e da metacognição. Além disso, a pesquisa levou à incorporação de práticas diferenciadas no ensino superior/Licenciatura/Letras, levando os alunos à aprendizagem rumo à autonomia e à construção identitária profissional. As professoras entenderam que o que parece óbvio carece de planejamento e sistematização para que se dê a aprendizagem dos alunos.
Biografia do Autor
Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA, UNITAU
Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté.
Maria do Carmo Souza de ALMEIDA, UNITAU
Doutora em Ciências da Comunicação, Área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2002). Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1989). É professora Assistente II da Universidade de Taubaté desde 1993. Atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.