USO CONSCIENTE DA LINGUAGEM EM PRÁTICAS DIALÓGICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Vera Lucia Batalha de Siqueira RENDA UNITAU
  • Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA UNITAU
  • Maria do Carmo Souza de ALMEIDA UNITAU

Palabras clave:

Formas de estudo. Prática de registro. Meta-afetividade. Metacognição. Metadiscursividade.

Resumen

Este artigo traz o relato de uma pesquisa vivenciada com alunos de um curso de Letras de uma universidade municipal sobre crenças, valores, costumes e hábitos de estudos, em que houve a atenção, por parte das pesquisadoras, para apresentar um painel diversificado sobre saberes específicos e sobre sistematização das formas de estudar, além da prática do registro do processo de construção de conhecimento. Dessa maneira, o conjunto de habilidades e competências trabalhado e o esforço cognitivo   desenvolvido encaminharam uma discursividade consciente que se vai configurando autônoma nos licenciandos, advindo da meta-afetividade e da metacognição. Além disso, a pesquisa levou à incorporação de práticas diferenciadas no ensino superior/Licenciatura/Letras, levando os alunos à aprendizagem rumo à autonomia e à construção identitária profissional. As professoras entenderam que o que parece óbvio carece de planejamento e sistematização para que se dê a aprendizagem dos alunos.

Biografía del autor/a

Eveline Mattos Tápias OLIVEIRA, UNITAU

Possui graduação em Letras pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1986), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1996) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Atualmente é Professora Assistente Doutor da Universidade de Taubaté.

Maria do Carmo Souza de ALMEIDA, UNITAU

Doutora em Ciências da Comunicação, Área de concentração: Interfaces Sociais da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2002). Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1989). É professora Assistente II da Universidade de Taubaté desde 1993. Atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté.

Publicado

2015-07-28

Número

Sección

Artigos