ENSINO DA ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO: NOVOS DISCURSOS, NOVAS AÇÕES E UM NOVO SUJEITO

Autores

  • Carla Cristina Braga SANTOS Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Palavras-chave:

Análise de discurso crítica, ensino, argumentação.

Resumo

O presente artigo tem suas bases epistemológicas na Análise de Discurso Crítica (ADC) e em seus desdobramentos para o ensino, bem como nos estudos sobre a identidade do sujeito pós-moderno. O trabalho traz uma reflexão sobre a prática do ensino da escrita na pós-modernidade, com ênfase no empoderamento e (re)construção identitária que a produção da argumentação emerge. Em função da potencialidade da linguagem nas sociedades atuais e da postura de questionamento constante imbricada em suas práticas, este trabalho torna-se útil na medida em que defende o ensino de língua materna rumo à conscientização crítica da linguagem, e, portanto, contribui para promover ação e transformação social. Por meio de uma pesquisa-ação, os resultados revelaram mudanças nas práticas de leitura dos colaboradores de pesquisa a partir de uma visão mais crítica e alicerçada nos ideais emancipatórios, que refletiram em suas ações e em nuances de transformação identitária. 


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Biografia do Autor

Carla Cristina Braga SANTOS, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de disciplinas de texto na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Focalizo o ensino da leitura e escrita, bem como a formação de professores de língua portuguesa, numa perspectiva crítica, dentro do arcabouço teórico-metodológico da ADC e da CLC.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos