ENSINO DA ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO: NOVOS DISCURSOS, NOVAS AÇÕES E UM NOVO SUJEITO

Authors

  • Carla Cristina Braga SANTOS Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Keywords:

Análise de discurso crítica, ensino, argumentação.

Abstract

O presente artigo tem suas bases epistemológicas na Análise de Discurso Crítica (ADC) e em seus desdobramentos para o ensino, bem como nos estudos sobre a identidade do sujeito pós-moderno. O trabalho traz uma reflexão sobre a prática do ensino da escrita na pós-modernidade, com ênfase no empoderamento e (re)construção identitária que a produção da argumentação emerge. Em função da potencialidade da linguagem nas sociedades atuais e da postura de questionamento constante imbricada em suas práticas, este trabalho torna-se útil na medida em que defende o ensino de língua materna rumo à conscientização crítica da linguagem, e, portanto, contribui para promover ação e transformação social. Por meio de uma pesquisa-ação, os resultados revelaram mudanças nas práticas de leitura dos colaboradores de pesquisa a partir de uma visão mais crítica e alicerçada nos ideais emancipatórios, que refletiram em suas ações e em nuances de transformação identitária. 


Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Carla Cristina Braga SANTOS, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis e Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Professora de disciplinas de texto na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Focalizo o ensino da leitura e escrita, bem como a formação de professores de língua portuguesa, numa perspectiva crítica, dentro do arcabouço teórico-metodológico da ADC e da CLC.

Published

2016-07-06

How to Cite

SANTOS, C. C. B. (2016). ENSINO DA ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO: NOVOS DISCURSOS, NOVAS AÇÕES E UM NOVO SUJEITO. Applied Linguistics Pathways, 16(1), 26–46. Retrieved from https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2163

Issue

Section

Artigos