O GÊNERO SEMINÁRIO ACADÊMICO: INSTÂNCIAS CONSTITUTIVAS E MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Gênero seminário acadêmico. Regularidades estilístico-composicionais. Situação de interação. Círculo de BakhtinResumo
Diferentes abordagens teórico-metodológicas têm buscado compreender a constituição e o funcionamento dos gêneros do discurso/textuais. No trabalho em tela, objetivamos delinear uma discussão teórico-metodológica acerca do gênero do discurso seminário da esfera acadêmica/universitária sob uma perspectiva dialógica. Para tanto, revisitamos os estudos do Círculo de Bakhtin em torno das instâncias constitutivas dos gêneros do discurso e discussões em Linguística Aplicada acerca da mediação didático-pedagógica a partir de uma visão enunciativo-discursiva de linguagem. A discussão caracteriza-se essencialmente teórica e, a nosso ver, colabora para as discussões/inquietações atuais, no campo da Linguística Aplicada, sobre a constituição e o funcionamento dos gêneros na esfera acadêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-08-30
Como Citar
ACOSTA-PEREIRA, R., OLIVEIRA, A. M. de, & KOROLL, L. (2016). O GÊNERO SEMINÁRIO ACADÊMICO: INSTÂNCIAS CONSTITUTIVAS E MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. Caminhos Em Linguística Aplicada, 16(1), 153–177. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2256
Edição
Seção
Artigos