A GRAMÁTICA E AS VARIANTES LINGUISTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Moisés José ROSA SOUZA
Nair Ferreira GURGEL DO AMARAL
UNIR
Palavras-chave:
Linguagem
Resumo
Resumo: Este artigo objetiva compreender como acontece o ensino da Língua nas aulas de português, relacionando em que medida esse ensino encontra respaldo no que postulam os PCN de Língua Portuguesa, no que diz respeito à presença da gramática normativa, à noção de “erro” e às variedades linguísticas. Para tanto, centramos a pesquisa na prática docente dos professores que atuam no terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, de parte da Amazônia Ocidental, especificamente, do município de Colorado do Oeste – RO –. Inicialmente, por meio de revisão bibliográfica, retoma o que dizem alguns autores acerca do ensino do português, bem como expõe os postulados dos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto a essa questão. Depois, respaldado pelas respostas ao questionário respondido pelos professores, analisa em que medida as considerações do documento oficial são postas em prática nas aulas de português. Da investigação, foi possível detectar a força gramatical na prática de boa parte dos entrevistados e o insipiente trabalho com as variedades da língua.