AQUISIÇÃO DE PREPOSIÇÕES DESACOMPANHADAS POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores

  • Rosi Ana GRÉGIS Universidade Feevale

Palavras-chave:

Preposições desacompanhadas, Aquisição de língua estrangeira, Transferência, Estratégias de aprendizagem, Apagamento de preposição

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a aquisição das preposições desacompanhadas em contextos interrogativos da língua inglesa, por aprendizes adultos, falantes de português brasileiro. A partir dos resultados de pesquisas como as de Quintero (1992) e de Barros da Silva (2002), formulamos um questionário para testar o conhecimento do uso das preposições desacompanhadas. Esse questionário foi aplicado em duas escolas de inglês de Porto Alegre, e noventa e três alunos, separados em três níveis de conhecimento (básico, intermediário e avançado), responderam a atividade.  Nossa pesquisa mostra que os aprendizes brasileiros aumentam a frequência do uso das preposições desacompanhadas à medida que adquirem mais conhecimentos de inglês. Entretanto, muitos deles apagam as preposições em interrogativas, mesmo no nível avançado.

Biografia do Autor

Rosi Ana GRÉGIS, Universidade Feevale

Possui mestrado (2003) e doutorado (2007) em Letras - Linguística Aplicada - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou período de estudos - Doutorado Sanduíche - na Universidade de Essex, Reino Unido, sob a orientação do professor Roger Hawkins, com bolsa da Capes, em 2007. 

Downloads

Publicado

2017-02-09

Edição

Seção

Artigos