AQUISIÇÃO DE PREPOSIÇÕES DESACOMPANHADAS POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO

Autores/as

  • Rosi Ana GRÉGIS Universidade Feevale

Palabras clave:

Preposições desacompanhadas, Aquisição de língua estrangeira, Transferência, Estratégias de aprendizagem, Apagamento de preposição

Resumen

O objetivo deste trabalho é estudar a aquisição das preposições desacompanhadas em contextos interrogativos da língua inglesa, por aprendizes adultos, falantes de português brasileiro. A partir dos resultados de pesquisas como as de Quintero (1992) e de Barros da Silva (2002), formulamos um questionário para testar o conhecimento do uso das preposições desacompanhadas. Esse questionário foi aplicado em duas escolas de inglês de Porto Alegre, e noventa e três alunos, separados em três níveis de conhecimento (básico, intermediário e avançado), responderam a atividade.  Nossa pesquisa mostra que os aprendizes brasileiros aumentam a frequência do uso das preposições desacompanhadas à medida que adquirem mais conhecimentos de inglês. Entretanto, muitos deles apagam as preposições em interrogativas, mesmo no nível avançado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosi Ana GRÉGIS, Universidade Feevale

Possui mestrado (2003) e doutorado (2007) em Letras - Linguística Aplicada - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou período de estudos - Doutorado Sanduíche - na Universidade de Essex, Reino Unido, sob a orientação do professor Roger Hawkins, com bolsa da Capes, em 2007. 

Publicado

2017-02-09

Número

Sección

Artigos