AQUISIÇÃO DE PREPOSIÇÕES DESACOMPANHADAS POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO
Palabras clave:
Preposições desacompanhadas, Aquisição de língua estrangeira, Transferência, Estratégias de aprendizagem, Apagamento de preposiçãoResumen
O objetivo deste trabalho é estudar a aquisição das preposições desacompanhadas em contextos interrogativos da língua inglesa, por aprendizes adultos, falantes de português brasileiro. A partir dos resultados de pesquisas como as de Quintero (1992) e de Barros da Silva (2002), formulamos um questionário para testar o conhecimento do uso das preposições desacompanhadas. Esse questionário foi aplicado em duas escolas de inglês de Porto Alegre, e noventa e três alunos, separados em três níveis de conhecimento (básico, intermediário e avançado), responderam a atividade. Nossa pesquisa mostra que os aprendizes brasileiros aumentam a frequência do uso das preposições desacompanhadas à medida que adquirem mais conhecimentos de inglês. Entretanto, muitos deles apagam as preposições em interrogativas, mesmo no nível avançado.