LINGUÍSTICA APLICADA E O ENSINO DA PONTUAÇÃO: REFLEXÕES DIALÓGICAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
Palavras-chave:
PONTUAÇÃO, LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSOResumo
Este trabalho analisa as atividades didáticas relativas aos sinais de pontuação presentes no volume do 7º ano da coleção: Português: uma proposta para o letramento, de Magda Soares. A motivação para esta pesquisa recai sobre a maneira como os sinais de pontuação são abordados em um livro didático de Português (LDP) do Ensino Fundamental (EF), aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e distribuído nas escolas públicas brasileiras. Sendo uma forma de questionar abordagens didático-metodológicas, este trabalho justifica-se pela reflexão a respeito do assunto e pela possibilidade de apresentar, dentro do campo da Linguística Aplicada e dos Estudos da Linguagem, novos olhares sobre a temática. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa tem como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso (ADD), concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo dialogismo como conceito-chave. Da perspectiva metodológica, observamos o trabalho didático da coleção sobre a pontuação nos Anos Finais, sendo encontrado apenas no 6º e 7º ano, dos quais restringimo-nos, para um maior aprofundamento teórico/prático, no estudo de uma atividade encontrada no volume do 7º ano. Os resultados apontaram uma relevância da modalidade oral como espaço privilegiado para a realização dos exercícios, na coleção Português: uma proposta para o letramento.