ESPECIFICIDADE DA LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GENS)

Autores

  • Pedro Henrique de Oliveira SIMÕES UNICAMP
  • Cynthia Agra de Brito NEVES UNICAMP

Palavras-chave:

Letramento literário, Formação do leitor, Ensino de língua e literatura

Resumo

Neste texto, partimos do percurso que o trabalho com a literatura tem trilhado na educação básica brasileira para, situados em uma perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de linguagem, problematizar duas questões em torno da escolarização da literatura: i. o foco do trabalho com a literatura na formação do leitor literário, a fim de se desenvolver as práticas de letramentos literários dos alunos; ii. o necessário diálogo ético-estético entre o trabalho com a língua e a literatura na sala de aula. Defendemos, com isso, que o ensino de linguagem deve estar orientado para a formação de leitores críticos de discursos da arquitetônica da vida e da arte, nos termos de Bakhtin (1997), reconhecendo a especificidade do texto literário no processo de construção de sujeitos.

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Publicado

2017-04-10

Como Citar

SIMÕES, P. H. de O., & NEVES, C. A. de B. (2017). ESPECIFICIDADE DA LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA(GENS). Caminhos Em Linguística Aplicada, 17(3), 227–243. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2426

Edição

Seção

Artigos