ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE PROPOSTAS ELABORADAS POR DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL
Autores
Andréia de Fátima Rutiquewiski GOMES
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Luciana Pereira da SILVA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave:
Formação profissional, Sequências didáticas, Análise linguística
Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos fundamentos teórico-metodológicos de ensino de análise linguística e, em última instância, discute atividades inseridas em materiais produzidos – sequências didáticas – por professores de língua materna em formação inicial. Na análise investigam-se tanto as reverberações de teorias linguísticas quanto de pressupostos metodológicos necessários para a produção das atividades. O corpus examinado, qualitativamente, constitui-se de duas propostas elaboradas no contexto de uma disciplina (Análise Linguística) de formação profissional. Os resultados sugerem que a incorporação dos pressupostos necessários às atividades de análise linguística, que contribuam para as práticas de produção e recepção de textos, está ocorrendo de modo lento e não homogêneo. É indispensável, portanto, que as licenciaturas em Letras reflitam de modo constante o ensino para que, em um futuro próximo, efetive-se o trabalho com a análise linguística na educação básica.