ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE PROPOSTAS ELABORADAS POR DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
Formação profissional, Sequências didáticas, Análise linguísticaResumo
RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos fundamentos teórico-metodológicos de ensino de análise linguística e, em última instância, discute atividades inseridas em materiais produzidos – sequências didáticas – por professores de língua materna em formação inicial. Na análise investigam-se tanto as reverberações de teorias linguísticas quanto de pressupostos metodológicos necessários para a produção das atividades. O corpus examinado, qualitativamente, constitui-se de duas propostas elaboradas no contexto de uma disciplina (Análise Linguística) de formação profissional. Os resultados sugerem que a incorporação dos pressupostos necessários às atividades de análise linguística, que contribuam para as práticas de produção e recepção de textos, está ocorrendo de modo lento e não homogêneo. É indispensável, portanto, que as licenciaturas em Letras reflitam de modo constante o ensino para que, em um futuro próximo, efetive-se o trabalho com a análise linguística na educação básica.Downloads
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Publicado
2017-04-13
Como Citar
GOMES, A. de F. R., & SILVA, L. P. da. (2017). ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE PROPOSTAS ELABORADAS POR DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL. Caminhos Em Linguística Aplicada, 17(3), 109–127. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2430
Edição
Seção
Artigos