DO ORAL AO ESCRITO: A RETEXTUALIZAÇÃO COMO UMA PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Retextualização. Oralidade. Escrita. Entrevista Jornalística. Proposta de Ensino.Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de retextualização do gênero discursivo entrevista jornalística, da modalidade oral para a modalidade escrita da língua, como base para elaboração de projetos pedagógicos para o ensino de língua portuguesa em turmas do 8º ou 9º ano do ensino fundamental. Este artigo tem, portanto, um caráter propositivo, isto é, não relata resultados de pesquisa empírica, embora nos baseemos na dissertação de mestrado de um dos autores deste trabalho, mas sugere, expõe e discute uma proposta de ensino. Com base nos fundamentos teóricos dos Estudos Linguísticos que abordam a oralidade e o letramento, da Linguística Textual e da Análise da Conversação, tecemos considerações sobre oralidade e escrita, a partir de discussões de teorias que percebem essa relação em uma perspectiva dicotômica, até outras que a pensam por um viés sociointeracionista. Retextualizar não é um processo mecânico. São procedimentos que envolvem operações complexas que interferem tanto nos aspectos formais quanto semântico-discursivos dos textos. Assim sendo, os alunos do ensino fundamental, em sua aprendizagem e desenvolvimento das competências de produção textual, sobretudo da modalidade escrita, necessitam do auxílio do professor, daí a relevância de nossa proposta e a pertinência deste artigo.